sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Terra Nova - Series Premiere - Genesis


Então o tão esperado lançamento da nova série de dinossauros do nosso amiguinho Spielberg chegou! A series premiere de duas horas de duração nos mostrou duas coisas: a primeira é que séries de dinossauros podem dar certo, e a segunda é que é muito fácil fazer com dêem errado!


Antes que vocês pensem que eu vá dizer que odiei o episódio, deixa eu tornar bem claro: eu gostei do episódio, MAS achei que poderia ter sido MUITO melhor...

O que mais me chamou a atenção no roteiro de Terra Nova é que a série não é especificamente SOBRE dinossauros. Os dinossauros só acontecem de fazer parte da história.

A série é uma mistura de pré-história com futurismo, dois ingredientes que, devo confessar, nunca vi combinados antes. A premissa da série é a seguinte: em meados do século XXII, mais especificamente em 2149, a humanidade está passando por maus bocados, principalmente devido à escassez de oxigênio na atmosfera e à superpopulação. Não é permitido famílias que contenham mais de 4 membros, ou seja, se um casal tiver mais que dois filhos, estará cometendo um crime e o terceiro filho será retirado da família. Alguns cientistas descobrem uma brecha no continuum do espaço-tempo, brecha esta que leva a 85 milhões de anos no passado. Eles constroem um portal que pode levar as pessoas nesta viagem pelo tempo até Terra Nova. Terra Nova é na verdade um recomeço para a civilização humana, a única chance de salvar a humanidade da extinção.



Particularmente, achei a premissa muito boa! Principalmente porque os dinossauros só aparecem na série como "efeito colateral" desta premissa. MAS (sim, tem um mas!) existem algumas perguntinhas que não querem calar! Antes de falar delas, no entanto, vamos falar um pouco sobre as personagens!

As principais personagens da série são: uma médica, Elisabeth; seu marido e ex-policial, Jim; o filho adolescente rebelde, Josh; a irmã boazinha, Maddy e o fruto proibido, terceiro filho do casal, Zoe. Jim vai para a prisão quando Zoe, a filha proibida é descoberta. Dois anos depois, Elisabeth, por ser médica, é chamada para fazer parte da Décima Peregrinação (décimo grupo de pessoas) rumo à Terra Nova, aonde ela poderia levar somente seus dois filhos mais velhos. Elisabeth ajuda Jim a sair da prisão, e com alguma ajuda, conseguem levar Zoe escondida numa mala... A família se reencontra já em Terra Nova, onde irão começar uma vida nova.

Em Terra Nova eles encontram Taylor, que é o manda chuva por lá e o primeiro ser humano a ser enviado para lá. A primeira aventura acontece quando Josh, sai com um grupo de amigos, que acabou de conhecer, para fora do portões da colônia. Os lindos vão ser atacados por dinossauros malvados, conhecidos como Slashers e vai sobrar pro Jim e pro Taylor o resgate desses adolescentes rebeldes. O episódio mostra ainda a presença de um Carnotauro, alguns Branquiossauros e alguns Pteranodons.



É interessante imaginar como seria recomeçar uma civilização 85 milhões de anos atrás, detendo todos os conhecimentos que temos nos dias de hoje. Terra Nova nos mostra exatamente isto. Mostra-nos, inclusive, alguns conflitos. Pois é, os Sextos (pesoas que vieram na Sexta Peregrinação) se rebelaram contra Terra Nova e isolaram-se em uma nova colônia. O porquê disto não foi explicado, e é exatamente por isso que eu achei este ponto muito forçado na história... Mas vamos deixar isto on hold por enquanto....

Lembra que eu falei que há algumas perguntinhas que não querem calar? Pois é, a primeira coisa que me deixou encucado tem a ver com toda a premissa da série. Qual é a lógica de iniciar uma civilização 85 milhões de anos no passado, quando sabemos que acontecerá uma grande catástrofe que dizimará a todos? Não achei esta parte do roteiro muito inteligente...

Durante o episódio, mostram-nos a primeira sonda enviada à Terra Nova para que pudesse ser encontrada no futuro, como nunca a encontraram, descobriram que a fenda no continuum levava a 85 milhões de anos no passado, porém em uma realidade alternativa. E é aí que entra outra dúvida. Como é que Terra Nova se comunica com o século XXII se o portal é um caminho somente de ida e eles estão em uma realidade alternativa? Outra coisa, a diferença de tempo entre o século XXII e Terra Nova quando se entra no portal é sempre a mesma? Conforme o tempo passa no século XXII, o tempo para onde o portal envia as pessoas vai passando também? Porque se o portal enviar sempre para o mesmo tempo, cada pessoa enviada teria que criar uma realidade alternativa diferente, e eles nunca poderiam se encontrar em Terra Nova!

E os efeitos especiais? O que foi aquilo?! Jurassic Park, quase vinte anos atrás, teve efeitos especiais muito superiores a Terra Nova! Algumas cenas simplesmente não pareciam reais, você via claramente que se tratava de computação gráfica. Para um piloto que foi atrasado por causa dos efeitos especiais "trabalhosos", a série deixou muito a desejar neste quesito, muito mesmo! Parece até que foi feito às pressas, sem o menor esmero! Um pontinho a menos para o nosso amiguinho Spielberg.



Olha, para não ser malvado eu vou dar três estrelinhas para o episódio, porque realmente gostei da premissa da série. Mas o episódio deixou bastante a desejar em alguns aspectos. Simplesmente esperava mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More